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7 requisitos para criar um material rico de sucesso

material rico

Entenda quais são os requisitos para preparar um material rico eficaz para sua empresa

A utilização de materiais ricos está em ascensão na internet, tendo um papel importante na conversão de leads. Diante de tantos materiais desse tipo, é importante que o seu se destaque da maioria e atraia mais prospects para seu escritório de advocacia. Por conseguinte, entenda quais são os 7 requisitos para ter um material rico de qualidade, com maior probabilidade de fazer sucesso e satisfazer a pessoa que usufruiu deste.

7 requisitos para criar material rico

A importância dos materiais ricos é indiscutível, já que eles são muito eficazes para atrair e-mails com o consentimento dos prospects, fortalecendo o email-marketing de seu escritório de advocacia. Além disso, são importantes para estabelecer parcerias e para fortalecer a autoridade do escritório, atraindo e fidelizando um número maior de clientes. Desse modo, saiba como criar um material rico que se destaque da concorrência, a partir da compreensão de 7 requisitos para que o prospect goste deste e tenha acesso a tal material com maior facilidade.

1. Tenha Know-How

O know-how representa toda a experiência da pessoa em um determinado ramo, seja ela teórica ou prática. Por isso, é importante que você tenha esse arcabouço na hora de produzir o material rico, escolhendo apropriadamente algum tema que você domine. Diante desse cenário, é importante destacar a importância da inovação nesse processo, sendo fulcral que você ofereça ideias ou ferramentas eficazes e inovadoras para as pessoas que tiverem acessarem seus materiais ricos. Logo, se você aplicar o seu know-how no material, este será muito mais completo e proporcionará a história de experiências já vividas profissionalmente.

2. Defina uma estrutura

Primeiro de tudo, é importante que você escolha qual é o tipo de material rico mais apropriado para o seu escritório de advocacia. Desse modo, você deverá analisar quais são as opções mais apropriadas para seu público-alvo e quais poderão ser mais úteis no ramo jurídico. Dentre as alternativas, você poderá disponibilizar templates, e-books e até mesmo ferramentas exclusivas, para lidar com uma determinada situação.

Após esse processo, é importante que você defina como será a estrutura de seu material. Por exemplo, caso ele seja um e-book, é importante que você trace a temática central e quais serão os capítulos dessa obra. Assim, você terá um norteamento para se guiar no decorrer da escrita. Por conseguinte, seu e-book será mais conciso e terá maior eficácia no auxílio ao leitor. Por outro lado, caso seja um template, é importante que se revise a estrutura que servirá como base para o prospect preencher. Assim, você deverá analisar a estrutura de cada tipo de material rico.

3. Direcione o material rico ao público-alvo

Apesar de existirem materiais ricos de alta qualidade na internet, muitos não conseguem atingir o público-alvo com eficácia, o que gera baixo engajamento que reflete na propagação desse conteúdo às pessoas, alcançando um menor público. Ao contrário desse cenário, há outros materiais que conseguem engajar muitos interessados na temática, sem excluir pessoas que sejam leigas na área, a não ser que se trate de um tema muito complexo.

Logo, é importante que você estabeleça um público-alvo, com dados atualizados acerca dele, para que seu material possa ajudá-lo ao máximo. Desse modo, além de auxiliar um prospect, você também aumentará o renome de seu escritório de advocacia, ao se tornar uma referência em um determinado tema. Por conseguinte, ao enquadrar o seu material rico ao público-alvo, você terá maior aceitação dos prospects, o que potencializará a sua conversão de leads.

4. Peça uma segunda opinião

A revisão de um material rico é muito importante para que ele possa ser o mais eficaz possível para atingir o prospect, sendo um processo que outra pessoa realizará ou até você mesmo em outro momento. Inclusive, esse é um método muito comum em revistas científicas, com a ‘double blind review’ que consiste na revisão do mesmo material, por duas pessoas diferentes que não têm acesso ao feedback da outra. Ao revisar o seu material, você poderá encontrar erros que não foram vistos na primeira revisão, aprimorar o conteúdo e até mesmo direcioná-lo para que ele se torne mais robusto ou condizente com o que seu público deseja.

5. Saiba divulgar

A divulgação também é um requisito importante para que o seu material rico faça sucesso. Afinal, o processo de divulgação engloba o setor de marketing e vendas que são duas esferas essenciais para o processo de conversão de leads. Por conseguinte, é a divulgação que fará com que seu conteúdo alcance mais pessoas e consiga ajudá-las, além de promover outros benefícios para seu escritório de advocacia. Mesmo assim, o mais importante é que você tenha um bom ranqueamento no Google. Esse ranqueamento poderá ser atingido através das técnicas de SEO, o que potencializará as visualizações do seu material que está no site.

6. Preze pela utilidade

Não adianta fazer um material completo, se ele abordar acerca de um tema que não é útil para seu prospect. Por isso, é importante que antes de realizar o material rico, você pergunte a si mesmo se este será útil na prática para o prospect ou se esse ampliará o desenvolvimento desta pessoa de modo significativo. Afinal, caso não possua muita utilidade, este material será ignorado e não agregará tanto à marca. Inclusive, esse material poderá fazer com que a pessoa associe seu escritório de advocacia ao pedantismo e à inutilidade. Logo, o material deve ser realmente útil, para que ele surte o efeito desejado no público-alvo.

7. Disponibilize em um lugar com muitos acessos

É importante que o material rico tenha um processo de produção que se direcione diretamente ao público-alvo e que possua um conteúdo rico. Além disso, procure colocar esse material em um lugar visível em seu site. Por isso, não o coloque em páginas com baixo tráfego. Afinal, se esse material estiver em um local de destaque no site de seu escritório, o prospect terá maior probabilidade de fazer o download deste conteúdo. Ao fazer a instalação de um material rico bem feito, a pessoa aumentará a sua confiança no escritório e terá maior probabilidade de se tornar cliente futuramente.