Como a imagem de mercado irá impactar seu escritório de advocacia: entenda o que é e confira 7 formas
“Repórteres e editores usam a Internet para procurar histórias, pessoas e empresas interessantes. Eles vão te encontrar?” Essa questão de David Meerman Scott tem total relação com a imagem de mercado do seu escritório de advocacia. Consequentemente, com suas chances de sucesso no meio legal.
Isso porque, apesar do core do escritório não se tratar de venda de produtos, ele precisa vender a sua imagem. Portanto, como é a percepção do público-alvo de sua empresa? Saiba que a imagem formada na mente do target é fundamental para evitar problemas e alavancar seus negócios. Afinal, é através dela que a ideia de valor, profissionalismo, confiança e outros aspectos vão ser fixados para o público. Para entender melhor quais são os impactos desta, entenda o que é e as principais formas que a imagem de mercado influencia os resultados do seu escritório.
O que é imagem de mercado
Jeff Bezos resume de forma descontraída o que seria essa tal imagem de mercado em uma frase: “é o que as outras pessoas dizem de você quando não está na sala”. Em outras palavras, ela é o conjunto de atributos e percepções associados à sua empresa. No caso de um escritório de advocacia, ela é um dos pilares mais relevantes.
É a partir do primeiro contato com a sua imagem – seja através de uma indicação ou reclamação, o até mesmo no seu site ou redes sociais – que seu target começa a te julgar. E a partir de então, há maiores ou menores chances de fazer negócio com você. Porém, essa não é a única forma de influência da sua imagem, conheça as mais importantes com os 7 modos em que a imagem de mercado impacta um escritório de advocacia.
7 impactos da imagem de mercado no seu escritório de advocacia
Existem alguns fatores que são cruciais para o sucesso do seu escritório. Certamente, a imagem é uma delas, ficando entre as mais importantes, juntamente com a qualidade dos serviço. Afinal, ninguém vai contratar um escritório com o nome comprometido, a fim de evitar qualquer tendência na decisão final. Logo, veja quais são esses fatores que impactam a imagem de mercado de seu escritório de advocacia e alinhe o seu escritório a eles.
1. A imagem interfere no valor que seu cliente dá ao seu escritório
Se existem firmas que podem cobrar o triplo por um mesmo processo, isso acontece pela imagem que elas têm no mercado. Vencer processos e agir de forma transparente, sem a comunicação acerca dessas conquistas, não é o suficiente, pois você tem que comunicar isso para seu público. E não apenas isso, toda sua comunicação deve estar incluída no planejamento– seja no site, redes ou presencialmente – criando coesão entre discurso e prática. Por conseguinte, formando melhor imagem de mercado e maior valor.
2. Os consumidores querem empresas com boa reputação
O cliente não procura apenas pelo valor da marca, mas também busca filtrando afinidade e orgulho em adquirir determinado serviço. Desse modo, ele quer sentir que está sendo representado por alguém que está alinhado com seus próprios valores. Para isso, você deverá estar atento desde as cores e palavras usadas na comunicação, até mesmo na forma como seu escritório aparece em um banner no Google, devem ser trabalhadas por um profissional de confiança e com experiência.
3. Uma boa imagem de mercado causa a melhor primeira impressão
A primeira impressão é importante para impactar o cliente. Dessa forma, fica mais fácil vencer as objeções e trazer o potencial cliente para a sua carteira qualificada. Afinal, por mais que a imparcialidade seja parte do processo legislativo, ter uma boa imagem ajuda na análise subjetiva. Então, seja com o cliente ou com outros integrantes da sua rede de relacionamento, ela é fundamental.
4. A imagem de mercado se associa à comunicação de feitos
Se você quer ser reconhecido como especialista na sua área, não basta apenas ser bom. Afinal, se você não comunicar para seus clientes, eles podem não saber quais foram seus feitos mais importantes, por exemplo, ou sua expertise. Por conseguinte, a imagem de mercado está associada à forma de como você comunica suas vitórias. Além disso, detalhes como coesão visual no site e redes ou até mesmo o atendimento presencial, mostram a capacidade de gestão e até seus valores que refletem em suas capacidades de execução do serviço.
5. Coesão e coerência dependem também da imagem de mercado
Para criar uma boa imagem diante do seu público alvo, alguns pontos são essenciais. Entre eles, ter uma linguagem adequada, tom e voz padronizados e uma identidade visual profissional, através de cartões, banners, postagens e afins, com qualidade e harmonia. Porém, essa coesão na comunicação e a coerência com seus valores fundamentais, também dependem da imagem de mercado. Afinal, não dá para ignorar a opinião do consumidor. O escritório deve ouvir, processar e acatar as mudanças relevantes para seu sucesso.
6. Ela ajuda a filtrar polêmicas ou situações negativas na mídia
Por mais que se tenha uma sólida estratégia de marketing, ainda há chances de se ter uma repercussão negativa na mídia, seja ela tradicional ou digital. Com a nova onda de ‘cancelamentos’, isso é exatamente o que seu escritório de advocacia não precisa. Logo, é fundamental manter uma imagem de mercado sólida e muito bem planejada. Assim, o que poderia ser o fim da firma, se torna apenas um arranhão, sendo contornado mais rapidamente. Consequentemente, fica mais fácil manter o sucesso e renome do escritório.
7. Uma boa imagem de mercado aumenta a força e valor da marca
Quando você consegue estabelecer uma imagem adequada, vinculada aos seus valores e objetivos, é mais fácil reforçar o seu valor. Não apenas como escritório de advocacia, mas sim como uma marca consolidada e que exige um retorno maior, pelo seu profissionalismo.
Em outras palavras, você vai – além de atrair mais clientes – poder cobrar um valor equivalente ao seu know how. Claro que desenvolver uma boa comunicação exige investimento em bons profissionais da área, mas é fundamental para o crescimento.
E quem afirma isso é uma das maiores referências do marketing, Phillip Kloter: “As empresas prestam muita atenção no custo quando fazem algo. Elas deveriam estar mais preocupadas com o custo de não fazê-lo.” Então, entre em contato com nossos consultores para ver como consolidar sua imagem de mercado e ter ainda melhores resultados.