Agência Direito Fácil

7 dicas para melhorar posicionamento de mercado

posicionamento de mercado

Fortaleça o posicionamento de mercado de seu escritório de advocacia com 7 dicas eficazes

O posicionamento de mercado é essencial para qualquer empresa, pois garante um lugar especial na mente do cliente. Inclusive, é nisso em que ele consiste, demandando que seu escritório de advocacia saiba como se posicionar no mercado, para cativar o cliente e conseguir obter a sua preferência. Por conseguinte, seja a prioridade para a prestação de serviços jurídicos ao aplicar essas 7 dicas de posicionamento de mercado em seu escritório de advocacia.

Posicionamento de mercado: 7 dicas

Ao trabalhar o seu posicionamento, você irá projetar uma determinada imagem de seu escritório de advocacia na mente de seus potenciais clientes, o que irá ajudar em uma posterior fidelização destes. Para isso, entenda como ganhar um lugar de destaque nas prioridades do cliente com essas 7 dicas para fortalecer o posicionamento de mercado de sua empresa.

1. Tenha valores e objetivos bem definidos

Toda empresa precisa consolidar valores para poder pautar qualquer ação, já que são eles que irão direcionar qualquer ação realizada pelo seu escritório de advocacia. O mesmo se aplica aos objetivos que irão mostrar para onde o seu escritório de advocacia deverá apontar e qual é o seu propósito de atuação. Essas medidas irão dar um norte à sua marca, evitando que você fique desorientado e não consiga cativar seus clientes. Os valores devem ser visíveis tanto interna quanto externamente e os objetivos serem bem definidos.

Quando seu escritório estrutura bem  os valores e objetivos, terá ações que cativem os clientes com maior eficácia. Desse modo, elas irão se pautar nesses valores e objetivos que se associam ao público-alvo e persona do escritório, conseguindo fazer com que sua comunicação seja mais eficiente para cativar o público.

2. LinkedIn para aprimorar seu posicionamento de mercado

O LinkedIn é uma rede social que é excelente para estabelecer diferentes conexões profissionais e praticar o networking para ter uma maior rede de contatos. Desse modo, esse é um aplicativo que, para além de atrair novos clientes, é ideal para você formar novas parcerias para seu escritório de advocacia.

Para isso, você deverá prestar atenção ao design de seu LinkedIn, para que ele transmita uma imagem profissional que emita confiança e autoridade. Portanto, preste atenção a sua foto de perfil, de capa e até mesmo às imagens que você publica. Assim, você conseguirá demonstrar os valores de seu escritório de advocacia por meio da comunicação visual. Também preste atenção ao conteúdo que você publica, evitando temas polêmicos que não agreguem nada de positivo em prol de seus objetivos.

3. Envelopes e papel timbrado

Parece uma medida simples, mas se você implementar envelopes personalizados e papel timbrado em seu escritório de advocacia, você conseguirá demonstrar maior profissionalismo e aumentar o seu potencial para a fidelização de clientes. No caso do papel timbrado, você poderá adicionar o logotipo de seu escritório e seus dados para contato, nomeadamente telefone, endereço e e-mail. Os envelopes também são personalizados, juntamente com a pasta, fortalecendo o Branding de seu escritório de advocacia.

Inclusive, você não precisa se preocupar em gastar tempo e energia com o design desses componentes, sem correr o risco de sair inadequado. Afinal, os especialistas da Direito Fácil oferecem a opção de confeccionar envelopes e papel timbrado profissionais para seu escritório de advocacia.

4. Invista no E-mail Marketing

Um E-mail Marketing eficiente aumenta drasticamente o seu posicionamento de mercado, já que esta é uma ferramenta eficaz para selecionar grupos com acessos a conteúdos exclusivos e, consequentemente, atrair e fidelizar clientes. Essa atitude irá aumentar o posicionamento de mercado de seu escritório de advocacia, já que irá colocar um papel de destaque para seus serviços na mente do cliente, a partir do momento em que ele se sente especial por fazer parte de sua lista de contatos com privilégios únicos.

Quanto a esses privilégios, você poderá disponibilizar e-books exclusivos acerca de temas jurídicos, para quem disponibilizar o endereço eletrônico, e esclarecer quaisquer dúvidas que o prospect possa ter, gerando autoridade no ramo. Além disso, você poderá criar uma seção exclusiva em seu blog, com conteúdo privilegiado para quem se cadastrar com o e-mail em sua plataforma.

5. Destaque-se em eventos

Algumas pessoas tendem a se esconder em eventos e workshops, ficando presas ao mesmo grupo e tendo dificuldades para socializar com outros possíveis parceiros que estejam no mesmo recinto. Portanto, não se omita quando for a eventos. Afinal, é fulcral que você estabeleça estratégias de networking para estabelecer novas parcerias e aumentar sua rede de contatos e, consequentemente, seu posicionamento de mercado dentro do ramo jurídico.

6. Cumpra prazos para melhor posicionamento de mercado

Apesar de o Marketing ser importante, a experiência pessoal do cliente é sempre valiosa. Por conseguinte, mantenha um atendimento profissional e eficaz, não atrasando os prazos na execução de serviços jurídicos para o cliente. Dessa maneira, ele irá priorizar o seu escritório de advocacia quando tiver algum entrave jurídico e recomendá-lo para pessoas mais próximas, sempre que for necessário.

7. Gere engajamento no Instagram e Facebook

O Facebook concentra 3 bilhões de usuários ativos em sua rede, tendo um leque de oportunidades e o Instagram é uma rede social que concentra muitas interações, tendo 15x mais engajamento do que as concorrentes. Portanto, é importante que você não foque apenas no LinkedIn, mas também promova conteúdos de qualidade e um design profissional nessas redes sociais. Assim, seu escritório de advocacia irá se destacar entre o público e, consequentemente, melhorar seu posicionamento de mercado.

Para isso, você poderá utilizar uma série de funcionalidades dessas duas redes sociais, como: a história do Instagram e do Facebook (story), a participação em grupos específicos no Facebook, organização do feed, publicações que suscitem engajamento e chamem o usuário para participar com uma ‘call to action’ e outras técnicas.

Vale destacar que você também poderá usufruir dos anúncios pagos, para que suas publicações tenham maior alcance. Porém, tome cuidado e planeje bem suas estratégias antes de dar esse passo, para que você consiga atingir seu público alvo. Para isso, mantenha uma constante monitorização do tráfego em sua página e observe as condições sociodemográficas dos usuários.