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7 dicas para confrontar a timidez no trabalho

timidez no trabalho

Confira 7 dicas para superar a timidez no trabalho que irão proporcionar benefícios a seu escritório de advocacia

A rotina em um escritório de advocacia é repleta de negociações e apresentações, seja de um caso ou de outros temas que se relacionam à área jurídica. Tendo isso em conta, é fulcral vencer a timidez no trabalho para obter melhor desempenho em negociações com clientes, resolução de caso e estabelecimento de parcerias. Portanto, confira 7 dicas da Psicologia para confrontar a timidez em seu escritório de advocacia e tenha acesso a um leque de ferramentas para não se inibir em momentos importantes de seu trabalho e ter mais carisma.

Vencer timidez no trabalho: 7 dicas

Esse artigo se baseia no livro Guia Prático para Vencer a Timidez, repleto de técnicas para confrontar a timidez que se baseiam na Psicologia e um panorama científico acerca dessa condição. Por isso, se você quiser aprofundar seus conhecimentos em uma obra compacta, será benéfico acessar esse livro.

Você já sabe que confrontar a timidez é um passo muito importante para quem deseja obter melhores desempenhos no escritório de advocacia, seja para o estabelecimento de alianças ou para atrair clientes. Sendo assim, confira abaixo 7 dicas para superar a timidez no trabalho e obter melhores desempenhos no ramo jurídico.

1. Analise seus pensamentos automáticos

Diante de uma situação, como evento ou reunião, a pessoa tímida tende a ter diversos pensamentos breves desestimulantes que são chamados de pensamentos automáticos. Esses pensamentos podem se expressar de diversas formas, como na frase “não serei capaz de conduzir essa reunião” e são fortes causas para a timidez, inibindo o trabalhador em momentos de interação social, de modo que ele não contribua conforme seu potencial máximo.

O resultado desses pensamentos automáticos, conforme a Terapia Cognitiva Comportamental de Aaron Beck, é a formação de três tipos de reações: emocional, comportamental e fisiológica. No caso da emocional, a pessoa se sentirá, por exemplo, ansiosa em contextos de interação no trabalho. Para a comportamental, ela irá inibir suas participações, por exemplo. Por fim, na fisiológica a pessoa poderá sentir dor na barriga ou falta de ar.

Portanto, trabalha o pensamento automático e verificar sua validade é essencial para que você consiga ultrapassar a timidez no trabalho e dar mais frutos a seu escritório de advocacia. Assim, você poderá substituir pensamentos disfuncionais por outros mais saudáveis que irão gerar melhores reações emocionais. Caso seja necessário, procure um psicólogo para que ele consiga te auxiliar nessa substituição, proporcionando melhores resultados para seu desenvolvimento.

2. Não se veja como centro das atenções

Por mais que você ocupe uma posição de destaque e esteja à vista de todos os outros membros ou possíveis parceiros, em alguma apresentação ou evento, procure não pensar em si mesmo como o foco das atenções. Afinal, é diante desses cenários que surgem pensamentos disfuncionais, como: “todos estão me julgando, tenho que fazer tudo perfeito”. Esse pensamento automático, por exemplo, é bastante presente em pessoas perfeccionistas. Logo, é importante entender que se esforçar para fazer o melhor é ótimo, mas que o autojulgamento em excesso inibirá sua performance, acentuando a timidez. Não se ver como o centro das atenções auxilia a evitar que esses pensamentos surjam e melhorará sua performance.

3. Pratique a dessensibilização sistemática

Essa é uma técnica da Psicologia Comportamental que poderá ser parcialmente aplicada em casos de timidez, pelo menos se você basear na ideia de aproximações sucessivas. Então, para aplicar a dessensibilização sistemática, é importante que você estabeleça um objetivo que te gere muita ansiedade social (como uma apresentação) e que se aproxime paulatinamente dessa meta, com a realização de interações mais simples (como começar com uma simples interação de corredor com um colega do escritório de advocacia). Desse modo, você aprenderá a lidar com essas situações ansiógenas com novas estratégias para lidar com esse cenário.

4. Desenvolva sua confiança

Parece algo genérico, mas desenvolver a confiança em suas capacidades é essencial para que você consiga confrontar a timidez. Afinal, isso está relacionado com o tópico de pensamentos automáticos, já que crenças de desvalor que remetem à desconfiança em suas capacidades irão influenciar no seu modo de agir perante a situação.

Esse é um processo mais complexo, já que é formado por esquemas fixos e absolutos que são disfuncionais e muito difíceis para você alterá-los. Nesse caso, se você nota que precisa confrontar esse esquema de desvalor, avalie-o em partes e procure confrontar essas ideias com provas empíricas de que você é uma pessoa capaz e competente. Todavia, confrontar crenças nucleares é uma tarefa que demanda, majoritariamente, o acompanhamento de um terapeuta Cognitivo-Comportamental.

5. Celebre suas conquistas

Primeiramente, é importante destacar que você deve celebrar suas vitórias visando o seu próprio reconhecimento e não a aprovação dos outros. Dessa maneira, você se sentirá mais motivado para continuar se desafiando no trabalho e, consequentemente, nas interações que ele envolve. Além disso, você poderá confrontar pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que rebaixem suas capacidades. O modo de comemorar fica a sua escolha, com a escolha de reforçadores que te façam bem; Afinal, essa é outra técnica da Psicologia Comportamentalista que se chama reforçamento primário.

6. Seja flexível

Diante do ambiente de trabalho, é importante que você seja flexível e esteja pronto para lidar com imprevistos. Afinal, é muito comum que reuniões e eventos não sejam do modo que você espera, exigindo versatilidade para evitar frustrações. Por conseguinte, você não deve apresentar rigidez em suas suposições, atitudes e condutas. Caso você apresente rigidez, verá que será mais difícil de confrontar esses pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que englobam a timidez.

7. Selecione as críticas

Com certeza você receberá e já recebeu críticas acerca de seu trabalho e de sua performance em apresentações ou negociações. Por isso, é importante ter em mente que você irá recebê-las e que deverá filtrá-las, para que elas não afetem sua crença acerca de suas capacidades. Inclusive, existem críticas construtivas que você receberá de modo empático e que promoverão seu crescimento profissional, caso você aproveite o que elas tem a ensinar. Porém, algumas apenas rebaixam as capacidades do colega e você deverá ignorá-las, conforme seu bom senso te alertar.