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5 modos de melhorar a comunicação interna em escritório de advocacia

comunicação interna

Confira 5 modos eficazes de melhorar a comunicação interna no cotidiano do escritório de advocacia

A comunicação centrada na equipe, também chamada de Endomarketing, consiste na promoção de uma imagem positiva da empresa para a equipe que trabalha nela. Essa estratégia traz diversas vantagens, como o aumento da participação dos membros e maior sentimento de pertença à marca. Por isso, é muito importante que você trabalhe o Endomarketing em seu escritório de advocacia, com algumas técnicas práticas. Logo, confira abaixo 5 meios eficazes de melhorar a comunicação interna de seu escritório e obtenha membros mais produtivos e motivados a trabalhar em prol de sua marca.

5 técnicas para melhorar comunicação interna

É muito usual ver que algumas empresas focam muito mais no marketing para possíveis consumidores do que em estratégias visando seus funcionários, o que pode resultar em uma equipe desmotivada que estará em discordância em relação à comunicação voltada ao cliente. Afinal, devido ao fato de os membros deste local não estarem motivados, suas atitudes na prestação de serviço não irão ser condizentes com o que é proposto na comunicação. Por conseguinte, confira 5 técnicas para melhorar a comunicação interna e torne seu escritório coeso e com um atendimento eficaz.

1. Mantenha uma linguagem adequada

É importante que você consiga manter uma linguagem apropriada em sua comunicação voltada para o público interno, sem improvisos e informalidade. Afinal, se você mantiver o decoro em suas comunicações para os restantes membros do escritório de advocacia, transmitirá uma imagem mais profissional que refletirá inclusive na imagem de marca. Portanto, manter a formalidade na comunicação é uma estratégias simples e imprescindível para que seu escritório de advocacia transmita respeito para seus próprios membros.

Além disso, você deve tomar cuidado para que essa linguagem não se torne inacessível. Apesar de ser muito importante manter uma linguagem formal, você deverá tomar cuidado para que ela não seja exagerada, tornando a própria comunicação impraticável. Por conseguinte, evite rodeios, inversões de frases e outros componentes estéticos. Já  que esses componentes costumam atrapalhar o entendimento. Assim, é possível manter a formalidade e todo o respeito advindo dela e, ao mesmo tempo, fazer com que todos os membros entendam o conteúdo.

2. Padronize e-mails

A padronização de e-mails é muito útil para atrair clientes e inseri-los em um funil de vendas. Todavia, ele também é importante para a comunicação interna. Desse modo, padronizar e-mails é uma das ferramentas mais eficazes para o Endomarketing, já que essa padronização deverá se basear em valores, objetivos e outros princípios que norteiam as ações do escritório de advocacia. Por conseguinte, isso fará com que os membros desse escritório se sintam muito mais incluídos na identidade da marca, o que torna o grupo mais coeso e com maior motivação.

Diante desse cenário, como você poderá padronizar seus e-mails? Para isso, você poderá realizar padronizações para categorias distintas, selecionando-os para solicitações, sugestões, compras e outros tipos. Desse modo, será possível adequar toda a comunicação interna da marca a determinados valores que você poderá definir, relativamente à imagem que você deseja transmitir acerca de seu escritório de advocacia.

3. Internalizar o Código de Ética da OAB

Além de tornar mais fácil que seu escritório de advocacia tenha uma conduta íntegra em todos os aspectos, por estabelecer regulamentações nas mais diversas áreas, o Código de Ética da OAB também facilita a comunicação interna. Essa vantagem que o Código de Ética proporciona se baseia na tutoria acerca do modo de agir perante algumas situações. Afinal, por haver muitas regulamentações é menos provável que os membros discordem perante algum dilema que tange as ações que o escritório de advocacia deverá tomar.

Por isso, é importante que todos os membros tenham acesso fácil ao Código de Ética da OAB, para que ele facilite a execução de ações e para que seu escritório de advocacia continue agindo com a maior retidão possível. Por conseguinte, é importante que se explique a importância da leitura minuciosa desse código para os membros, com o intuito de evitar problemas futuros desnecessários.

4. Promova uma comunicação inclusiva

Ao promover uma comunicação inclusiva para seu escritório de advocacia, ele irá abarcar um leque maior de perfis, o que fará com que mais membros se sintam pertencentes à marca em si. Por isso, é importante que os e-mails padronizados e outras comunicações análogas não excluam algum determinado perfil de pessoa. Inclusive, vale destacar que ele sempre deverá incluir os variados perfis do escritório de maneira natural. Afinal, há o risco de a comunicação inclusiva ser feita de maneira forçada. Desse modo, a artificialidade geraria repúdio até mesmo das pessoas que você incluiu na comunicação.

Vale destacar que esse tipo de comunicação não precisa se associar a quaisquer aspectos de ordem política ou ideológica. Afinal, essa é uma preocupação de muitos advogados ao implementar o uso de uma comunicação mais inclusiva em seu escritório. Essa preocupação advém do medo de parecer parcial e afastar o cliente por demonstrar engajamento com alguma causa. Então, você poderá planejar toda a comunicação para inserir os mais diversos perfis de indivíduos, apenas focando na humanidade de cada um. Dessa maneira, não haverá nenhuma associação que demonstre parcialidade na comunicação de seu escritório.

5. Mantenha um ambiente laboral saudável

O Endomarketing não será eficiente, caso você o aplique em um local marcado por desavenças, extrema competitividade e conflitos indiretos e diretos frequentes. Por isso, para que a sua comunicação interna consiga atingir os membros do escritório de advocacia e fazer com que eles se sintam parte dele, é essencial que o ambiente deste escritório seja agradável. Afinal, é muito ruim trabalhar em um local com a energia densa, em que todas situações se tornam um estopim para determinados conflitos.

Inclusive, esse é um modo até de facilitar quaisquer outras ações estratégicas que o escritório de advocacia consiga tomar. Vale destacar que essas ações abarcam até mesmo a comunicação centrada no público externo. Então,  manter um ambiente laboral saudável irá propiciar a criação de novas ideias, o estabelecimento de estratégias de comunicação eficazes, a prestação bem-feita de serviços e a própria coesão grupal entre os membros do escritório de advocacia.

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