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5 estratégias para ampliar a automotivação

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Confira 5 estratégias para aumentar a automotivação e obter melhores resultados para seu escritório de advocacia

Por focar majoritariamente na motivação grupal, muitas pessoas esquecem de desenvolver a motivação interna no ambiente laboral. Porém, este é um grande erro, já que ao não ter estratégias de motivação direcionadas para si mesmo, torna-se muito complicado para motivar o restante da equipe. Por conseguinte, confira 5 estratégias para ampliar a automotivação em seu ofício no escritório de advocacia, obtendo assim melhores resultados.

1. Estabeleça as metas

Primeiramente, é importante que você estabeleça metas para seu escritório de advocacia atrair clientes e fortalecer a marca no mercado de trabalho. Esses objetivos se relacionam diretamente com os valores e princípios que o escritório estabelecerá, norteando suas ações de marketing e até mesmo na execução de serviços. Porém, é importante ressaltar que as metas individuais também são importantes para que você possa produzir com eficácia.

Relativamente à criação de metas individuais, serão elas que nortearão suas estratégias para obter os resultados ideais para seus planos. Além disso, é importante destacar que esses objetivos individuais devem estar em consonância com os do escritório de advocacia, já que a soma dos esforços individuais resultará na definição das metas coletivas. Então, ao ter objetivos individuais condizentes com a realidade, mas ao mesmo tempo desafiantes, cada membro do escritório se motivará mais para executar suas funções.

Inclusive, a automotivação se associa diretamente à criação de metas individuais, já que são estas que motivarão o indivíduo a produzir cada vez mais. Afinal, a criação de objetivos serve como referencial para que o membro do escritório de advocacia paute suas ações e, por consequência, recompense a si mesmo após cumprir esses objetivos.

2. Trabalhe a autoconfiança

A confiança em si mesmo é essencial para que você consiga executar quaisquer ações de destaque no escritório de advocacia. O que o motivará a obter melhores resultados na prestação de serviços e no marketing jurídico. Ao trabalhar a autoconfiança, você terá maior facilidade para expor suas opiniões e projetos em apresentações e reuniões, podendo essa capacidade se ampliar até para eventos de grande dimensão, como palestras.

Em paralelo, é importante que você substitua pensamentos automáticos disfuncionais que estejam associados a crenças de desvalor, o que aumentará sua confiança sem depender do feedback de terceiros. Um exemplo dessa atitude é o pensamento disfuncional que afirma “não sou suficientemente competente para realizar tal trabalho”, podendo substitui-lo pelo pensamento saudável “com a estratégia correta, poderei realizar tal trabalho”.

Desse modo, é importante destacar a associação explícita entre automotivação e autoconfiança, já que uma pessoa que confia em sua própria competência para executar algum serviço, consequentemente será mais motivada. Além disso, a confiança em si mesmo incentiva a pessoa a visar pela obtenção de melhores desempenhos, criando até maior afinidade pelo trabalho no escritório de advocacia.

3. Recompense seu esforço

Conforme a Psicologia Comportamentalista, o reforçamento de um comportamento aumenta a probabilidade de o indivíduo repeti-lo futuramente. Por isso, é importante incentivar não apenas os seus resultados positivos, mas também o esforço que você despenderá durante a trajetória. Caso você recompense apenas os seus resultados, você gerará muita pressão em si mesmo. Inclusive, esse é um fato que poderá diminuir seu desempenho no planejamento e execução das tarefas presentes em um escritório de advocacia.

Consequentemente, recompensar seu próprio esforço acarretará no aumento de sua motivação interna, gerando maior satisfação até mesmo durante a execução do trabalho. Essa atitude potencializará sua criatividade e até mesmo predisposição a se esforçar novamente em outras ações do escritório. Isso consistirá na reformulação de antigos conceitos e aprimoramento do leque de atuação deste, tanto na prestação de serviços, quanto na atuação referente às estratégias de marketing.

Inclusive, caso algo não saia conforme você planejou, é importante que você não se recrimine caso falhe em alguma ação no ambiente laboral. Afinal, o mais importante é que você valorize seu esforço e se mantenha com disposição para consertar o erro posteriormente. Além disso, procure avaliar qual foi a origem do erro e como você procederá para corrigi-lo, caso você tenha como proceder dessa maneira.

4. Substitua pensamentos catastróficos

A atitude de substituir pensamentos catastróficos se associa diretamente à aquisição da autoconfiança e, consequentemente, ao maior bem-estar consigo mesmo. Todavia, no que consistem os pensamentos catastróficos? Esse trecho de Oliveira (2020) no livro Guia Prático Para Vencer a Timidez: Com Base na Psicologia explica bem:

“A catastrofização consiste em olhar as situações e suas próprias características pessoais através de uma lente que só foque em pontos negativos, ignorando qualidades e possibilidades de um desfecho satisfatório. Ele está ligado à distorção cognitiva da minimização do positivo em que a pessoa não olha os pontos bons da relação e possuem crenças de desvalor acerca de si mesma, o que pode provocar a suposição de que ela não seja suficientemente competente.”

No caso dos escritórios de advocacia, esses pensamentos catastróficos podem surgir antes de alguma reunião ou evento importante. Nesse caso, a pessoa sempre imagina o pior cenário, o que a faz duvidar de suas próprias capacidades. Desse modo, o pensamento catastrófico abalará a autoconfiança dela, o que consequentemente levará a menores níveis de automotivação, devido ao medo de falhar.

5. Mire em bons exemplos

Uma atitude que pode ser muito relevante para quem deseja criar maior motivação é a de formular internamente uma figura de admiração, tendo em conta determinadas virtudes que te ajudarão no ofício. Por isso, você poderá mirar em bons exemplos dentro da advocacia, tanto para inspirar na execução de casos, quanto nas estratégias de marketing. Isso irá aumentar os níveis de automotivação, pois você se espelhará e tentará proceder como essa figura que você tanto admira.

Além disso, conforme a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, a observação dos outros influenciará diretamente no futuro comportamento do observador. Por isso, a criação de um modelo eficaz e ligado à área é muito importante para que você reproduza suas características no ofício. Desse modo, sua representação interna de outra pessoa aumentará a motivação para que você siga uma conduta favorável para um escritório de advocacia.