O principal objetivo para qualquer escritório de advocacia é garantir sua presença no mercado e aumentar o número de clientes, mantendo sua saúde financeira e possibilitando evoluir como escritório de referência.
O escritório de advocacia, mesmo tendo de obedecer ao Código de Ética da OAB, pode implantar estratégias de marketing para se tornar mais conhecido. Para isso, é necessário analisar o que está ocorrendo atualmente nos trabalhos executados, revendo as próprias rotinas e apostando em novas oportunidades.
Evidentemente, não é preciso aplicar uma mudança radical, mas sim aproveitar melhor as oportunidades que possam surgir e, mais do que isso, criar condições para que essas oportunidades aconteçam.
A seguir, vamos apresentar 5 dicas importantes de estratégias que podem ser aplicadas no escritório de advocacia:
1. Crie um diferencial para o escritório de advocacia
No caso de o escritório de advocacia não ter uma especialidade, a primeira coisa a fazer é oferecer serviços numa área em que os profissionais tenham maior conhecimento e apresentar esse diferencial para o mercado.
Para tanto, é preciso que o escritório tenha sua própria marca, diferenciada da concorrência e que a defina em todas as suas comunicações, desde impressos utilizados no dia a dia até no layout do site e dos perfis em redes sociais.
2. Conhecendo a fundo o mercado
Havendo uma área de especialização para os profissionais do escritório de advocacia, é importante conhecer a fundo o mercado, analisando os possíveis concorrentes e verificando se apresentam algum diferencial que os faça mais conhecidos e procurados.
Ao mesmo tempo em que se aprofunda no mercado, é possível conhecer os potenciais clientes, buscando meios de se apresentar a ele ou os convidando a conhecer o escritório e mostrar os diferenciais que o escritório pode oferecer.
A área escolhida deve ser trabalhada em todas as frentes, desde publicação de conteúdo em blogs, comentários em perfis das redes sociais, compartilhamento de informações, newsletters para potenciais clientes, garantindo que o escritório possa ser visto como referência na área.
3. Buscando especialização
Para aplicar as estratégias de marketing e obter sucesso, contudo, é necessário mostrar eficiência e, para mostrar eficiência, os profissionais do escritório devem ser manter atualizados com a área escolhida, apostando em cursos, mantendo a leitura em dia e encontrando todos os recursos que possam ser aplicados para melhorar o atendimento aos clientes.
Ao mesmo tempo, o escritório de advocacia não pode abandonar os clientes que estão sendo atendidos, havendo a necessidade de automatizar ao máximo as tarefas rotineiras, permitindo que os profissionais possam se dedicar àquilo que estão planejando.
4. Educando os clientes
A última coisa que um escritório de advocacia deve fazer é se apresentar como mercantilista, interessado mais em valores do que em conhecimento. Para construir uma carreira sólida e de respeito, o advogado deve agir como um pensador e ser reconhecido pelas suas técnicas e sua capacidade de encontrar soluções para seus clientes.
A melhor maneira de fazer isso é educando os potenciais clientes com conteúdo consistente, postando em blogs ou publicando em jornais e revistas, tornando o nome do escritório mais conhecido, ou ainda participando de palestras e promovendo eventos sobre o assunto.
5. Investindo em relacionamento com os clientes
A última e mais importante estratégia é investir no relacionamento com os clientes. Quando um potencial cliente chega ao escritório, ele está com um problema que precisa ser resolvido. A forma de atendimento é quem vai fazer com que seu potencial cliente tome a decisão de contratar o escritório de advocacia.
O respeito ao problema apresentado, a boa recepção, o saber ouvir e entender o problema apresentado é que vão deixar o cliente à vontade para decidir que o seu escritório de advocacia é aquele que ele estava procurando.
A importância da Identidade para seu Escritório de Advocacia