Agência Direito Fácil

4 dicas sobre a importância das redes sociais para advogados

rede-sociais-para-advogados-1

Descubra algumas dicas para entender de uma vez por todas, a grande importância das redes sociais para advogados.

As redes sociais são, atualmente, as maiores ferramentas para ligar negócios às pessoas.

Na área dos advogados esse fato não é diferente. Afinal, redes sociais são formadas por milhões (algumas por bilhões) de usuários e certamente, muitos deles precisam de advogados.

A internet possibilita que mais pessoas conheçam o trabalho de advogados (e ou escritórios de advogados). Dessa forma, é muito importante que caso seja um advogado e não use as redes sociais, estará perdendo muitas oportunidades.

No texto de hoje, vamos te mostrar 4 dicas sobre a importância das redes sociais para advogados. Siga conosco e descubra!

Dica 1: engajamento nunca é demais

Embora existam regras sobre o que o marketing jurídico (e isso inclui as redes sociais), usar as redes sociais é muito importante, desde que feito do jeito certo.

Nesse primeiro ponto, as redes sociais são muito importantes para trazer engajamento para seu trabalho (ou de seu escritório).

Tornar-se conhecido é fundamental para qualquer área, ainda mais dentro do ramo dos advogados. Com as redes sociais para advogados é possível chegar em muitas pessoas, onde verão seu conteúdo e terão as informações do tipo de trabalho que você executa. 

Porém, apenas ter redes sociais para advogados não vai garantir benefícios, para que funcione é preciso ter uma rede bem trabalhada que seja uma fonte de conhecimento para quem estiver te seguindo. 

É ótimo ser um advogado e ter vários outros advogados e estudantes de Direito te seguindo, porém, para que o “sucesso” seja revertido em ganhos é preciso ter possíveis clientes de olho em seu trabalho.

Nisso, entra a próxima dica, que certamente, vai te ajudar a ver melhor a importância das redes sociais para advogados.  

Dica 2: fortaleça sua marca 

As redes sociais para advogados devem servir para fortalecer seu nome na internet. Dessa maneira, é preciso agir de acordo, ou seja, criar conteúdos relevantes que agreguem conhecimento para quem lê.

Mas não só isso, é preciso saber o jeito certo de conversar, saber os assuntos que mais interessam ao público.

Entender seu público-alvo é a melhor forma de chegar até ele (entendendo suas dores e motivações, por exemplo).

Nas redes socais (na maioria das vezes) menos é mais, então, por mais que seja um especialista no assunto, vale mais a pena mostrar isso de uma forma fácil, do que tornar suas publicações uma verdadeiras aulas. 

Importante: caso esteja criando uma rede social para conversar com profissionais ou alunos, trazem esse seu lado especialista com bastante conteúdo será excelente. Já para falar com o público em geral, é melhor usar uma linguagem mais simples e rápida. O ponto aqui é fortalecer sua marca (seu nome) com seu público-alvo.

rede sociais para advogados

Dica 3: conheça a fundo a rede (ou as redes) que irá trabalhar seu negócio

Cada rede social é diferente uma da outra (é claro, que possuem algumas semelhanças, mas muitas têm diferenças significativas), com isso é preciso conhecer muito bem essas redes para conseguir extrair o máximo de cada uma.

Importante: as redes sociais demandam tempo para serem bem administradas. Dessa maneira, estudo muito bem qual rede irá focar. Caso planeje ter mais de uma, tenha a certeza que você ou sua equipe de conta de alimentar as redes de forma satisfatória e sem atrapalhar o trabalho. 

Aqui também o tipo de advogado que você é, irá influenciar as redes que vai usar. Além disso, é claro o tipo de contato que terá com o público também vai dizer muito.

Se busca algo que seja mais escrito, com notícias e informações rápidas, o Twitter é uma excelente opção, por justamente ter essa dinâmica como seu carro chefe.

Se quer atingir mais pessoas é recomendado usar redes maiores como o Facebook, e principalmente Instagram.

Nessas duas redes, é preciso encontrar a sua identidade, trazendo excelentes imagens/vídeos que ajudem a reforçar ainda mais suas informações.

Essas duas gigantes pertencem ao Meta (anteriormente, Facebook) e são vistas por todos os tipos de pessoas.

Vale ressaltar que recentemente o Instagram está dando mais espaço para vídeos, através do Reels, dessa forma, vale a pena utilizar dele para ter mais espaço.

Agora, se você busca se comunicar através de vídeos, com certeza, o YouTube é onde você deve investir. Ainda mais que é possível monetizar o canal, gerando uma renda extra, além de tornar sua marca muito mais difundida.

Dica 4: identidade visual

Redes sociais são redes visuais, por assim dizer, então é preciso ter uma identidade visual que traga o que o seu negócio visa mostrar para as pessoas. As redes sociais beneficiam muito mais páginas que têm uma identidade visual bem feita. Esse cuidado chama a atenção e traz mais credibilidade.

+ Veja também: Qual a importância de uma persona para um escritório de advocacia?

Por isso, invista em uma boa identidade visual para sua rede social. O conteúdo é bastante importante, porém, se as pessoas não verem certa “beleza” em seus post, dificilmente irão seguir ou se inscrever para fazer parte da sua “comunidade”.

Importante: existem regras sobre a forma que advogados criam sua identidade visual, deste modo, é recomendado ter conhecimento sobre essas regras ou (mais recomendado) contratar uma empresa especializada nesse assunto. Assim, não vai correr o risco de estar em desacordo com os parâmetros legais, além de ter a certeza de ter uma bela identidade visual (acredite, faz bastante diferença).

Conclusão

No texto de hoje, mostramos 5 dicas para entender a importância das redes sociais para advogados. Nessas dicas mostramos porque as redes sociais são tão importantes e como é possível tirar proveito delas (as redes sociais podem ser muito diferentes em si).

A identidade visual é muito importante nesse ponto, para que seja possível mostrar do melhor jeito seu trabalho e ter uma cara de seriedade que a proposta pede, sem deixar de trazer beleza e elegância (algo que conta muito nas redes sociais para advogados), desde que a qualidade acompanhe o design profissional.

Continue acompanhando esse blog para mais dicas para advogados. Esperamos que esse texto tenha sido relevante. Logo nos vemos, em um outro artigo.

Gerência Administrativa

Somos uma equipe de pessoas criativas, designers e desenvolvedores que trabalham em conjunto para criar as mídias e identidades visuais mais bonitas do mercado. Temos orgulho de apresentar apenas o melhor. Tudo voltado para Advogados e Escritórios de Advocacia.