Agência Direito Fácil

15 dicas para ter mais produtividade no home office

produtividade-no-escritorio

Aumente o seu desempenho com maior produtividade no home office

O home office ganhou grande importância desde o advento da pandemia, exigindo novas habilidades para lidar com a demanda de trabalho. Portanto, novos modos de lidar com ele se tornaram alvo de muitas dúvidas e desafios. No Direito não foi diferente, impactando diretamente no modo de atender o cliente. Confira 15 dicas para ter mais produtividade no home office e faça com que seu escritório de advocacia consiga atender seus clientes com qualidade e produtividade.

Como ter produtividade no home office? Veja 15 métodos

É natural que você não tenha o mesmo desempenho em teletrabalho do que na época em que se podia trabalhar no próprio escritório de advocacia. Porém, é possível aumentar a produtividade com esses 15 métodos fundamentais. Para conferir as regras de aplicação do home office, confira esse artigo.

Tenha rotina também no home office

Faça um planejamento, com um horário para atender cada cliente e realizar as atividades necessárias. O objetivo dessa organização é poder segmentar bem as atividades, como se estivesse presencialmente no escritório. Desse modo, você terá um norte que irá orientar para qual atividade você deverá focar no momento. Isso também irá contribuir para a sua saúde mental, diminuindo a ansiedade por se sentir perdido e incapaz de realizar o trabalho em casa.

Não utilize redes sociais

Redes sociais como Instagram e Facebook são distratores de alta magnitude e a utilização dessas redes é incompatível com o ambiente de trabalho. Você usaria se estivesse no escritório? Apenas verifique as mensagens, se tiverem um teor urgente. Ou seja, algum compromisso de trabalho que surgiu de repente ou emergência de qualquer estirpe. No mais, foque no que está fazendo e deixe os feeds para depois do expediente.

Vista-se adequadamente

Não utilize pijama para trabalhar, nem que seja em sua própria casa. Isso porque o cérebro possui mecanismos de associação que permitem que o indivíduo seja condicionado a associar o conforto da hora de dormir ao trabalho. Consequentemente, reduz a produtividade. Além disso, você não vai ter tanta motivação, como se estivesse no escritório. Isso porque impede a dissociação entre o ambiente casa/trabalho.

Faça pausas

Fazer pausas regularmente é benéfico não apenas para a sua autoestima, mas também para a sua produtividade. Afinal, esse intervalo permitirá a incubação da informação e promoverá um descanso necessário para a sua mente. A Psicologia Gestaltista conseguiu demonstrar que o intervalo é vantajoso. Isso porque as pessoas que fazem pausa retêm melhor a informação. O nome dessa demonstração é Efeito Zeigarnik. Mas não vale pausa para olhar o celular, ok?

Alimente-se regularmente

Ao trabalhar em casa, é comum que a pessoa se esqueça de comer adequadamente, ao tentar ser produtiva. O que é contraditório, já que o cérebro consome cerca de 20% da energia do organismo. Isso porque ele precisa da glicose presente nos alimentos para ter um melhor desempenho. Então, se lembre de comer de 3 em 3 horas, para seu bem-estar e produtividade.

Organize sua mesa no home office

Deixe a sua mesa de trabalho limpa e sem bagunça. Isso também se aplica ao seu entorno, com outros móveis e o chão. Por isso, não deixe pratos sujos em cima da mesa, nem copos e outros objetos que possam gerar distrações visuais. Objetos decorativos devem ser escolhidos com cautela. Na dúvida, opte pelo minimalismo, usando apenas o necessário.

Para mais informações sobre como organizar o ambiente de trabalho confira como montar um escritório funcional e mais visível.

Foque em uma tarefa por vez

Não tente realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Isso porque, a produtividade não será caso estivesse focado em apenas uma. Certamente, também essas tarefas não terão o mesmo nível de qualidade, em comparação à tarefa feita individualmente. Além disso, esse padrão multitarefas é estressante e não pode ser executado por longos períodos.

Evite interferências externas

Em teletrabalho, o seu escritório deverá ser valorizado como um espaço de produtividade sem interferências externas. Por isso, é importante que as outras pessoas da casa colaborem para não atrapalhar com constantes chamados por necessidades triviais. Caso você tenha animais de estimação, evite os deixar entrarem no escritório. Isso porque eles serão uma enorme distração.

Verifique seus equipamentos

É sempre importante verificar se ferramentas, como: câmera do computador, microfone e até mesmo a internet, estão funcionando corretamente. Caso um deles esteja com problemas, você terá dificuldades para se comunicar em videoconferências. No caso da internet, ela será fundamental não apenas para a reunião, mas para ter produtividade no home office.

Seja fiel ao horário

Você já sabe que é importante ter um planejamento, mas também é importante saber que os horários desse planejamento não podem nem ser muito folgados e nem muito exagerados. Por outro lado, devem sempre ser seguido à risca. Portanto, evite ao máximo ultrapassar o seu expediente ou render muito abaixo enquanto você trabalhar em casa.

O home office é apenas para trabalho

Evite fazer outras coisas no seu escritório domiciliar. Assim,  é fundamental que quando você terminar o seu trabalho, saia do escritório. Outro ponto importante é que não deve nem cogitar usar redes sociais ou realizar outras atividades no seu ambiente de trabalho. Assim, sua mente vai associar o espaço a trabalho, reduzindo as distrações e aumentando a produtividade.

Mexa-se

Ao fazer as pausas, procure se movimentar pela casa e não ficar apenas sentado. Então, vá até a cozinha, aprecie o ambiente externo, fale com a família, faça ginástica laboral, dê atenção aos seu animal de estimação, dentre outras muitas opções. Isso será benéfico para a sua saúde física e até mesmo para o seu bem-estar psicológico. Afinal, você irá aproveitar outros ambientes, mesmo estando em sua casa.

Brilho da tela

Preste atenção ao brilho da tela nas configurações do seu computador e evite o deixar muito baixo e principalmente, muito alto. Um brilho muito alto é terrível, principalmente para quem possui astigmatismo e é maléfico à visão com o decorrer do tempo. Outra dica importante é reduzir a quantidade de luz azul, a medida em que o dia vai terminando. Seu computador tem essas configurações como “modo noturno”.

Home office e isolamento

É mais complicado manter o sentido de integração entre os funcionários do escritório de advocacia com o home-office. Então, caso o seu escritório seja de maior dimensão e possua mais pessoas trabalhando nele, é útil promover sessões interativas que fortaleçam o espírito de equipe. Seja em reuniões de trabalho ou um happy hour virtual, há sempre uma chance de trabalhar o team building.

Saiba distinguir o que é urgente

É importante saber caracterizar quais tarefas são prioritárias e quais não são. Portanto, para ter produtividade no home office, faça uma lista das atividades que você deverá executar e foque nas de caráter prioritário. Além de evitar desorganização e imprevistos, essa seleção aumentará a sua motivação no trabalho. Agora que já sabe como ter maior produtividade, coloque as dicas em prática e comente qual foi a sua favorita.

Para complementar a leitura, veja esse artigo sobre produtividade no escritório de advocacia.