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10 dicas para ser mais carismático nas negociações

ser mais carismático

Veja 10 dicas para ser mais carismático e aumente sua persuasão nas negociações de seu escritório de advocacia

Trabalhar em um escritório de advocacia implica que você se relacione com os mais diversos perfis de pessoas em seu dia a dia. Diante disso, é fulcral desenvolver habilidades sociais e possuir uma personalidade magnética que gere vínculos e persuada o outro. Por conseguinte, veja essas 10 dicas para ser mais carismático e consiga fidelizar mais clientes e fechar mais parcerias, ao utilizar técnicas práticas que irão promover uma mentalidade mais expansiva, confiante e acolhedora.

10 dicas para ser mais carismático

Além de ser importante para fidelizar clientes e estabelecer parcerias, ser mais carismático é uma habilidade que irá proporcionar maior conforto para as suas mais diversas interações pelo escritório de advocacia, tornando-as mais interessantes e profundas. Além disso, essa característica irá fazer com que você fortaleça a imagem de seu escritório de advocacia, ao representá-lo de maneira profissional e atraente.

1. Foque em soluções

Ninguém gosta de alguém que reclama de tudo e não propõe nenhuma saída para o problema em questão, muito menos o cliente que contratou seu escritório de advocacia para resolver a pendência jurídica dele. Por conseguinte, evite ao máximo reclamar e foque em soluções para que você possa cumprir o seu trabalho da melhor maneira possível.

Desse modo, além de fazer o serviço corretamente, você também irá aumentar a reputação de seu escritório de advocacia. Inclusive, esse é um passo fundamental para ser mais carismático, já que isso irá gerar respeito e seus clientes irão confiar em você.

2. Evite palavras absolutas

Existem algumas palavras que devem ser evitadas por qualquer pessoa que deseja ter credibilidade em alguma negociação, sendo essas palavras com ideias absolutas, como: sempre, nunca e jamais. Afinal, palavras com caráter absoluto são vistas como exageradas e muitas vezes não retratam a realidade.

Diante disso, a pessoa que presencia um terceiro falando alguma dessas palavras já irá inferir certo desequilíbrio ou até mesmo dogmatismo no locutor. Portanto, se você deseja transmitir autoridade no ramo e ter uma boa imagem, não use essas palavras em seu dia a dia.

3. Não rotule

Essa prática serve para que você não rotule nem aos outros e nem a si mesmo, pois assim você poderá agir de um modo errado e genérico em determinadas situações. Os rótulos também impedem que você consiga se relacionar de uma maneira mais profunda com o cliente, o que irá abalar o seu carisma, pois vocês manterão uma interação superficial e não conseguirão criar um vínculo.

4. Transmita confiança

Todos os líderes devem ser confiantes em suas capacidades e essa é uma característica que é essencial para o desenvolvimento de seu carisma. Afinal, tentar parecer carismático sem possuir confiança em si mesmo é simplesmente uma farsa, pois a confiança é essencial para ser mais carismático. Inclusive, as pessoas geralmente percebem quando alguém está tentando parecer confiante e fazendo um carisma forçado, o que diminui a sua credibilidade perante o outro. Portanto, é importante internalizar esse estado e reconhecer suas capacidades, o que é um trabalho que demanda consistência.

5. Tenha uma linguagem corporal aberta

Esse é um modo de demonstrar que você não se sente receoso em ocupar espaço e de se mostrar para quem estiver a frente, mostrando confiança, desinibição e adaptabilidade, além de transmitir inconscientemente respeito. Porém, não exagere ao fazer isso, para que você não seja visto como demasiadamente dominante e até mesmo invasivo. Então, se você tiver uma mentalidade firme e que passe confiança, manter uma postura aberta será mais natural e passará melhor impressão.

6. Mantenha a calma

Há momentos que envolvem muita tensão em um escritório de advocacia, em que o cliente pode propiciar momentos de elevado estresse, além de muita demanda de trabalho e trâmites formais que sobrecarregam o profissional. Entretanto, manter a calma nesses momentos é fundamental para que você possa transmitir competência e confiança para quem estiver ao seu redor.

Primeiramente, é importante avaliar que quando um profissional perde a compostura e externaliza o seu estresse para todos que o rodeiam, ele mostra uma postura que não condiz com a de um verdadeiro líder. Por isso, para ser mais carismático e cativar as pessoas em momentos de conflito, aja sem se precipitar e transmita confiança para seus colegas de trabalho.

7. Promova a escuta ativa

A escuta ativa consiste em ouvir atentamente ao que o outro fala e depois parafrasear o seu pensamento, sem acréscimo de ideias que ele não tenha dito. Faça isso pontualmente, para conseguir maior conexão com a pessoa, mas não exagere. Afinal, você deverá manter sua individualidade presente, com suas ideias e planos.

Essa é uma habilidade relacional que é ideal para quem deseja aprofundar a intimidade com a outra pessoa, mesmo que isso seja feito de maneira profissional, com a melhor percepção acerca do que essa pessoa pensa sobre como o serviço deverá ser realizado. Além disso, você deverá levar em conta os seus receios, objetivos e expectativas que englobam não apenas o trabalho do escritório de advocacia, mas também o restante de sua vida.

8. Demonstre empatia

A empatia é uma virtude essencial para qualquer ramo. Afinal,  é ela que faz com que a pessoa se coloque no lugar do outro  e que se conecte com suas emoções, dores e celebrações. Ao desenvolver a empatia, você vai ser mais carismático, pois irá desenvolver melhores relações e compreender o ponto de vista do outro.

9. Recorde os nomes

Lembrar o nome da pessoa com quem você se comunica faz com que você se torne mais carismático do que se você a tratasse de um modo genérico. Afinal, esse indivíduo irá se sentir mais especial, já que você conseguiu se lembrar dele em pormenores e terá uma visão melhor sobre você.

10. Seja proativo

Pessoas proativas geralmente sã muito competentes no que fazem, além de serem cativantes, por inspirar as pessoas ao seu redor com esforço. Desse modo, você poderá alcançar objetivos maiores se for proativo, além de transmitir uma imagem bastante positiva para as pessoas que trabalham em seu escritório de advocacia e para seus clientes. Logo, ser proativo também é um atributo importante para quem deseja ser mais carismático, mostrando vitalidade e esforço.